sábado, 29 de maio de 2010

PLANO DE AULA


Série: 6ª (fundamental)
Título: O espaço geográfico onde eu vivo.
Conteúdos básicos: Noções cartográficas e regionalização.
Objetivo Geral: Reconhecer as características do espaço geográfico em que o aluno vive.
Objetivos específicos:
• Conceituar região e os critérios de regionalização;
• Localizar o município de Cambé, fazendo as escalas local, regional e global;
• Observar por meio do mapa dos arredores do Colégio Attílio Codato a organização e planejamento das quadras (ruas) e a localização do Colégio;
• Compreender as características socioeconômicas através da localização das residências e dos estabelecimentos comerciais do bairro.
Metodologia: Os alunos identificarão por meio do mapa acima o Colégio onde estudam e a organização da parte do bairro selecionada onde o colégio se localiza. Em seguida será feito o trabalho de campo nos arredores do colégio, onde os alunos terão que observar a localização das residências e os estabelecimentos comerciais existentes no espaço estudado com o objetivo de conhecerem as características socioeconômicas do bairro.
Recursos: Mapa, TV, pendrive, caneta, lápis, borracha, papel, lápis de cor.
Avaliação: Dialogar com os alunos a importância de se conhecer o espaço geográfico em que se vive assim como a compreensão da regionalização e a sua relação com a atividade realizada. Pedir aos mesmos que representem e localizem no mapa por meio de desenho os principais pontos de referência que observaram, além de relatar por escrito o que foi discutido em sala.

Nenhum comentário: